GOVERNO DO ESTADO

IBT

IBT

DESTAQUES

Rodrigo Toldos

Rodrigo Toldos

GOVERNO DO ESTADO

domingo, 9 de junho de 2019

Bahia é o estado com menor cobertura vacinal da BCG e pneumocócica no Brasil


A Bahia é o estado brasileiro com a menor cobertura vacinal das doses BCG e pneumocócica. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde nesta semana e noticiada pelo G1.
A BCG protege recém-nascidos contra doenças graves como pneumonia. Já a pneumocócica protege contra as pneumonias de forma geral e até meningite causada por pneumonia.
De acordo com o Ministério da Saúde, em 2018, a Bahia atingiu 81,42% do público-alvo da BCG, contra 95,63% da cobertura nacional.
Já na referência à vacina pneumocócica, o estado atingiu 81,62% contra 91,51% da cobertura nacional.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, o motivo da queda vacinal não só na Bahia, mas no país, é a falsa sensação de segurança que a população atual possui e a falta de informação sobre a gravidade das doenças imunopreveníveis.
"Existe uma série de fatores, como a falsa sensação de segurança da população, por não conviver mais com essas doenças. O cenário é preocupante na medida em que existe uma intervenção de saúde pública disponível, que são as vacinas. A gente percebe que não há uma adesão satisfatória da população. Então os órgãos, os gestores dos três níveis, municipal, estadual e federal, estão dialogando desde 2017, no sentido de trabalhar para essa melhoria das coberturas vacinais. Com as coberturas baixas, automaticamente, o nosso território fica vulnerável para a entrada de vírus e bactérias, como aconteceu recentemente com o sarampo no norte do país, justamente pela [baixa] cobertura vacinal", disse o técnico sanitarista da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Ramon Saveedra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

anuncie

anuncie

GOVERNO DO ESTADO

IBT

IBT

DINHEIRO RÁPIDO E FACIL

DINHEIRO RÁPIDO E FACIL

anuncie

anuncie

GOVERNO DO ESTADO

EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

Rodrigo Toldos 2

Rodrigo Toldos 2