Governo do Estado

IBT

IBT

Governo do Estado

DESTAQUES

DINHEIRO RÁPIDO E FACIL

DINHEIRO RÁPIDO E FACIL

domingo, 6 de maio de 2018

Famílias quilombolas de Bom Jesus da Lapa são atendidas com novas habitações



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realizou a entrega, na noite de sexta-feira (4), de 28 unidades habitacionais no Quilombo Araçá/Cariacá, localizado a 18 quilômetros de Bom Jesus da Lapa, no Território de Identidade Velho Chico. 
A ação é executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com a articulação da Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado  (Sepromi), por meio do convênio com a Cooperativa de Habilitação Rural da Bahia (Cooperabitar), e com recursos, da ordem de R$ 1 milhão, oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Fundep). 
O convênio prevê ainda a construção de habitações rurais nos Territórios de Identidade Baixo Sul, Médio Rio das Contas e Sudoeste Baiano. Segundo o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, a agenda do dia no Quilombo Araçá/Cariacá foi fechada depois de seminários e grandes debates com lideranças políticas e quilombolas de Bom Jesus da Lapa e outros municípios, que contou com anúncios importantes, inclusive de investimentos da prefeitura local, na comunidade: 
"Esse encontro que aconteceu na comunidade reflete o conjunto da articulação dos quilombos no Velho Chico. A entrega do benefício faz parte de um processo de formação, capacitação e reflexão do lugar do quilombo em um momento difícil que vivemos da política, e de dificuldade financeira", disse Rodrigues.

Gilmara Gonzaga, da Associação Araçá/Cariacá, afirmou que a chegada do benefício foi a realização de um sonho. “Antes, eu morava na casa da minha mãe, e hoje tenho minha casa própria". A comunidade recebeu também cinco mil mudas de palma. 
O objetivo da ação, realizada pela  Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf/SDR), é apoiar as famílias na produção de uma reserva estratégica de alimentos para o rebanho, principalmente, em períodos de estiagem. No Território de Identidade Velho Chico já foram entregues, nos últimos seis meses, 800 mil mudas de palma.
Políticas estruturantes
De acordo com o coordenador de Políticas para Povos Quilombolas e Tradicionais da Sepromi, Cláudio Rodrigues, a atividade no quilombo representa a conquista de uma ação estruturante, do ponto de vista da política de reparação da igualdade racial do estado da Bahia: "É uma parceria com a SDR que vem dando certo, pois tem executado políticas estruturantes de reparação para comunidades tradicionais e de negros no estado da Bahia".
Para o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, o investimento importante para a região: "É uma conquista, fruto da luta dos quilombolas dessa região, que sempre se organizaram para buscar suas conquistas. Parabenizo essa luta deles e dou minha humilde contribuição para essa vitória de uma comunidade tão importante do nosso município, que sempre lutou pelos seus ideais".
Para Arilson Ventura, da Coordenação Nacional de Comunidades Quilombolas (Conaq), apesar de o Brasil estar vivendo um momento político complicado, de retrocessos, essas são conquistas significativas. “Estamos avançando no processo de habitação rural. Não é ainda o esperado por nós, mas é o possível, como a comunidade de Araças Cariacá, que está recebendo esse projeto. Naturalmente, isso vai trazer conforto, satisfação e alegria aos que receberam o benefício. É um momento significativo para o movimento. A Conaq está atenta a esses avanços”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo do Estado

IBT

IBT

Governo do Estado

EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

EMPRESTIMOS CONSIGNADOS