anuncie

anuncie

DESTAQUES

Na IBT* pagando o seu carnê em dia, você concorre a prêmios!

Na IBT* pagando o seu carnê em dia, você concorre a prêmios!

anuncie

anuncie

domingo, 26 de novembro de 2017

Feira leva serviços de saúde e cidadania a Guanambi e região


A manhã deste sábado (25) foi de bastante movimento na praça da prefeitura de Guanambi, no  sudoeste do estado. Até domingo (26), cerca de seis mil pessoas devem passar pelo local em busca dos serviços oferecidos pela Feira de Saúde, projeto da Secretaria  da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). 
No local, estão sendo oferecidos, gratuitamente, exames oftalmológicos para crianças, incluindo distribuição de óculos, e adultos. No caso de pessoas acima de 60 anos, há também o rastreamento para cirurgia de catarata. Foi justamente o 
 serviço de oftalmologia o mais procurado, com previsão de realizar dois mil atendimentos nestes sábado e domingo. 
“Estamos com a expectativa excelente em relação ao atendimento dos pacientes. Muitas pessoas estão realmente necessitadas, e essa é uma grande iniciativa”, afirmou o coordenador da área de oftalmologia na feira, Cristiano Pinheiro.
E não para por aí. Quem comparece à feira é contemplado com consultas médicas com urologista; pediatra, ginecologista e clínico geral; aferição de pressão arterial e de glicemia; orientação nutricional; testes rápidos (sífilis, HIV, hepatite B e C e colesterol); orientação sobre a saúde da mulher e métodos contraceptivos e exames preventivos.
Segundo o coordenador da Superintendência de Atenção Integral à Saúde da Sesab, Deleon Francisco, os atendimentos são divididos em consultas por municípios e a demanda espontânea, que são aquelas pessoas que estão passando pelo local da feira e são atendidas.  “É só vir com RG, cartão do SUS e comprovante de residência que são atendidos”.
Para Deleon, “essa feira traz qualidade de vida para as pessoas que estão há muito tempo esperando por atendimentos de saúde. Essa parceria da Secretaria de Saúde com as Voluntárias Sociais chegando na região de Guanambi vai atender a toda a população".
Mais serviços
Também está sendo disponibilizado atendimento odontológico, com extração, limpeza, obturação, aplicação de flúor, escovódromo e prótese.  Durante o evento, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/BA) também oferece seus serviços. As crianças, por exemplo, foram lembradas, com uma  área específica, onde participam de ações educativas de trânsito. 
Quem precisa solicitar carteira de identidade também encontra espaço na feira. Como foi o caso do morador de Guanambi, Marcos Pereira. “Tinha 19 anos que eu tirei a identidade e agora encontrei a oportunidade de renovar. A feira é ótima porque muitos idosos ficam mais de seis exames em postos de saúde esperando exames e aqui faz na hora”. 
Tiveram acesso aos serviços da feira os moradores dos municípios de Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Jacaraci, Lagoa Real, Licinio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.
Policlínica
Ações de saúde estão em destaque na região de Guanambi desde a última sexta-feira (24), quando o governador Rui Costa inaugurou a Policlínica Regional de Saúde. O equipamento passa a oferecer serviços de alta complexidade para moradores de 22 municípios da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IBT

IBT

DINHEIRO RÁPIDO E FACIL

DINHEIRO RÁPIDO E FACIL

IBT

IBT

EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

EMPRESTIMOS CONSIGNADOS